Você sabe o que é Manual Dry Needling?

(Foto: Reprodução)

O Blog da Alongatto entrevistou o Fisioterapeuta Dr. Gustavo Guiotti sobre essa técnica maravilhosa que está em alta nos consultórios de Fisioterapia, a fim de trazer mais conhecimento na área da Saúde e Reabilitação.

1) O que é Manual Dry Needling e como funciona?

Dry Needling é uma técnica de agulhamento à seco (sem substância) que tem por objetivo principal “soltar” os nódulos de tensão, que também são chamados pontos gatilho ou trigger points. Associado à um raciocínio clínico integrado e à técnicas de terapia manual, criei um método que se chama Manual Dry Needling (MDN), que tem um poder de resultado muito além do que somente usar o Dry Needling. A terapia com o MDN é realizada após uma avaliação minuciosa do caso clínico do paciente, onde é levado em consideração a história, o tempo e o nível de dor além da profundidade do músculo envolvido. Só então, depois de entendido o problema, lançamos mão de técnicas específicas para os tecidos lesionados envolvidos a fim de normalizar a função da estrutura e diminuir o processo álgico.

2) Dr. Gustavo, quantas sessões são necessárias?

O número de sessões irá depender de cada caso, variando de 3 à 6 sessões.

3) Quais os sintomas mais comuns apresentados durante uma sessão de Dry Needling?

Os possíveis sintomas e reações durante o procedimento são: desconforto muscular, desconforto no trajeto nervoso (o que não tem nada haver em estar agulhando algum nervo, até porque os nervos são muito grossos e duros e a agulha é muito fina), sudorese, baixa da pressão, hiperemia local, edema local. Lembrando que todos os sintomas e reações são benéficos ao músculo e nada mais é que uma reação normal à técnica. Os Fisioterapeutas formados no método são treinados a realizarem procedimentos para um menor desconforto pós tratamento.

4) Em quanto tempo tem-se o resultado desejado essa técnica de tratamento?

Após a primeira sessão já conseguimos uma melhora significativa. Lembrando que o paciente pode ficar dolorido até 72 horas após o procedimento (dor muscular e suportável, alguns não ficam com dor pós tratamento) e o corpo estará reagindo durante os próximos 5 dias de maneira positiva.

5) Quais disfunções podem ser tratadas com essa terapia?

Todas as disfunções músculo esqueléticas podem ser tratadas com o MDN.

6) Quando o Fisioterapeuta deve usar essa técnica como tratamento?

O fisioterapeuta deve usar o MDN quando estiver tratando pacientes com dores musculares persistentes.

7) Dr. Gustavo, quando o paciente deve procurar por essa terapia?

O paciente deve procurar a terapia em caso de Dor irradiada persistente (é muito importante passar pela avaliação do Fisioterapeuta treinado antes de se submeter ao procedimento).

Gustavo Guiotti
Fisioterapeuta Osteopata

– Formação Internacional em Osteopatia
– Formação Internacional em Dry Needling
– Formação Internacional em Trigger Points

 

  • Good website and I even like comments here.

    [url=http://onlineboxing.net/jforum/user/profile/69612.page]חשפניות בצפון[/url]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *