Fotos: Reprodução
A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção é que, em 2025, cerca de 2,3 bilhões de adultos estejam acima do peso. E, se nada for feito, o número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo pode chegar a 75 milhões.
No BRASIL a população também está em uma luta constante contra a balança, atualmente segundo o IBGE, aproximadamente 60% da população está acima do peso, sendo 82 milhões brasileiros com Índice de massa corporal (IMC) igual ou maior do que 25 (sobrepeso ou obesidade), conforme dados a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO 2015).
E você, será que faz parte desta estatística? Se sim, continue lendo esse artigo que vamos explicar um pouquinho sobre o que a sua mente tem a ver com isso. Muitas pessoas não percebem que sua obesidade pode estar relacionada aos sabotadores da mente.
Como já sabemos o consumo de alimentos, além das necessidades fisiológicas do organismo, sempre vem acompanhado de ganho de peso causando além de obesidade, diversas doenças crônicas como diabetes, hipertensão, colesterol alto etc. Tudo isso pode agravar ainda mais o quadro emocional da pessoa e se não tratado adequadamente pode virar uma bola de neve.
O cérebro é o comandante do corpo, é ele que comanda nossas ações e que nos envia as mensagens sobre as nossas escolhas, desejos, preferencias e sempre procura realizar nossos desejos, seja de forma consciente ou não.
Quando se trata de alimentação, existe uma grande diferença entre fome e vontade de comer. E como já falamos anteriormente, o estado emocional reflete muito no hábito alimentar de muitas pessoas, enquanto umas perdem o apetite enquanto estão tristes, por exemplo, outras entram em estado de compulsão, que é o que na maioria das vezes acontece. Ou seja, comem na tentativa de aliviar tristezas, angustias, sofrimento e não necessariamente a fome, comem porque estão com vontade e não porque estão com fome.
Por isso, quando o objetivo é emagrecer a primeira coisa que devemos refletir é sobre como é a minha relação comida, normalmente quando comemos para suprir as necessidades do nosso organismo não engordamos, o problema surge quando utilizamos o alimento para aliviar fatores emocionais.
A nossa mente é muito poderosa, e devemos utilizá-la a nosso favor, à favor dos nossos objetivos e dos nossos sonhos. Então, se você quer emagrecer que tal começar a fazer algumas reflexões, inclusive antes de escolher o seu plano alimentar. Afinal, para emagrecer e principalmente manter-se magro não basta apenas seguir uma dieta com data e hora para começar e terminar, alcançar o seu peso desejado de forma eficaz e definitiva envolve muito mais que escolher qual tipo de dieta você vai seguir. A primeira pergunta que você deve fazer antes de tirar o glúten, escolher uma low carb, da lua… do sol… ou optar por uma detox é: “Eu vou conseguir fazer isso para sempre? Se a resposta for não, significa que você pode até emagrecer (não necessariamente com saúde), e quando voltar a sua alimentação “normal” vai ganhar peso novamente, e muitas vezes dobrado.
Você pode até achar engraçado, mas para um emagrecimento eficaz, a primeira coisa é parar de fazer dieta, chega! Afinal, quando falo DIETA, o que vem na sua cabeça? Sempre fazemos essa pergunta em nossos grupos de Coaching de emagrecimento e as respostas sempre são as mesmas: sofrimento, restrição, fome, renúncia etc… ou seja, essa palavra DIETA vem carregada de um monte de outras palavras negativas que muitas vezes nos faz desistir rapidinho.
Além disso, quando dizemos para as pessoas que estamos de DIETA, normalmente o que mais ouvimos é: “Pra quê, você não precisa”, “Ah não, toma só um copo de cerveja comigo!”, “De novo, que chatice”, “Você fica chata demais quando está de dieta”.
Por isso, para ter um emagrecimento efetivo, definitivo e principalmente saudável, é fundamental ativar a mente para que assim o corpo se fortaleça e tenha clareza do que deve ser feito para concretizar esse objetivo. Nesse processo o nutricionista coach pode ser um grande aliado, pois é um profissional que não fica preso somente em lhe passar um plano alimentar balanceado, ele é seu parceiro na busca da concretização de sua meta e atua como um facilitador do processo para que você possa refletir e avaliar cada uma de suas ações frente a mudança de comportamento e realização de suas metas.
Todos nós temos clareza que o papel do nutricionista é fundamental para um emagrecimento saudável, entretanto não basta falar o que pode ou não comer, isso não garante mudança de comportamento. Marle Alvarenga uma das autoras do livro nutrição comportamental, explica que é fundamental considerar que as pessoas apenas mudam aquilo que acreditam e sentem ser importante para elas se tem motivação para isto e se estão de acordo com seus valores e sua vida.
Então, se você quer emagrecer, é preciso definir claramente quais são os seus motivos reais para alcançar esse peso. Faça-se as seguintes perguntas:
➢ Quais são as razões que eu tenho para ser magra?
➢ Por que eu quero pesar X kg?
➢ O que eu vou ganhar quando estiver pesando x kg?
➢ Como vou me sentir quando atingir essa meta?
➢ Se veja no seu peso desejado, como você se sente?
Descubra seus reais motivos para atingir esse objetivo e use usa mente e sua força a seu favor, pare de falar que está de dieta, apenas adote estilo de vida mais saudável, foque no seu objetivo, visualize o corpo que você quer alcançar, se veja magra e quando aparecer qualquer sabotador pelo caminho, seja uma “amiga”, um brigadeiro, ou um copo de cerveja, faça-se a seguinte pergunta:
➢ “O que é mais importante para mim, ficar dormindo até mais tarde ou ir treinar e me aproximar do meu peso desejado?
➢ Comer essa fritura ou vestir a roupa que há tempos não me serve?
➢ O que vale mais, o prazer desse pastel ou a felicidade de vestir aquele biquíni e me sentir bem?
Tudo na vida são escolhas, toda escolha que a gente faz tem uma consequência. O que você escolhe?
Kênia Machado
Nutricionista e Coach
Sócia da CNutriS – Coaching em Nutrição / www.cnutris.com.br / 3924-1778 / redes sociais: @cnutris
e
Thais Barbosa
Estudante de Nutrição
21 Comentários para "Sua mente pode te ajudar a emagrecer!"
muito obrigado pela informação
Muito bom suas dicas esta me ajundado muito Deus abençoe
Que bom que gostou! Muito obrigada por deixar seu comentário! Deus a abençoe também! Amém
muito bom seu artigo parabens sucesso Total
Ola Tudo bem ?
Muito bom seu conteudo parabens
Olá Murilo! Que bom que gostou! Muito obrigada!
Muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns!
Nossa muito bom seu artigo,gostei de mais. Parabéns viu!
Olá Simara! Que bom que gostou! Muito obrigada!
Muito boa sua matéria. Parabéns pelas dicas, eu Amei. Continue Postando excelentes artigos como este.
Excelente Artigo. Parabéns!
Olá Priscila! Que bom que gostou! Muito obrigada!
ótimo artigo, amei. Parabens ótimo conteudo e dicção.
Olá Jean! Que bom que gostou! Muito obrigada!
Olá, adorei o seu artigo.. Muito bom o conteúdo, já até me registrei pra continuar recebendo seus conteúdos! Aproveita e também dá uma olhadinha no meu, pois tenho informações complementares por lá. Acredito que irá gostar muito! Sucesso.
Olá! Muito obrigada! Vamos entrar lá no seu blog sim! Desejamos sucesso para você também!
Muito bom seu Artigo!
Parabéns!!
muito bom seu artigo me ajudou muito, estava procurando por isso.
Obrigada!!!
Muito bom quando se encontra mesmo que sem querer
conteudos como deste blog e o artigo aqui, gostei muito do
que lí aqui… Valeu!
Muito obrigada! Que bom que gostou!