Segundo duas pesquisas australianas publicadas em março no periódico inglês Annals of the Rheumatic Disease, a principal causa de invalidez no mundo são as lombalgias (dores que atingem a lombar). Levam também a culpa por boa parte dos diagnósticos de incapacidade que afastam do ambiente profissional.
No Brasil, as estatísticas e projeções se confirmam. Estudo do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro concluiu que 30 em cada 100 segurados da Previdência Social se aposentam por invalidez decorrente de dores nas costas a cada ano. Isso não significa que os dados sejam superdimensionados, mas fica uma leve dúvida entre os especialistas em determinadas situações. Causas físicas, como hérnias de disco e desgastes degenerativos que chegam com a idade, também são fatores importantes.
As dores lombares são muito comuns, e a fisioterapia/osteopatia e um potente aliado nos tratamentos dessas patologias, entendemos que o corpo é um organismo que está todo interligado e inter-relacionado, onde um problema numa zona afeta todo o organismo na sua totalidade, a dor deixa de ser o alvo do tratamento, e passa a ser somente o sintoma. Geralmente as lombalgia tem causas distantes que geram sobrecargas nessa região, desencadeando as famosas crises, cabe a nós avaliar minuciosamente o individuo e atentar as ‘’adaptações’’ que podem ser, uma simples cicatriz, um estresse ligamentar, espasmos musculares, articulações hiper ou hipomóveis, vísceras com mal funcionamento, stress, tensão nervosa, traumatismo, posturas incorretas por tempo demasiado, etc., etc.
Cabe a nos, investigar as articulações infra e suprajacentes, no caso da lombar as articulações sacroilíacas, joelhos, tornozelos e pés, uma vez que alterações mecânicas nesses segmentos podem alterar a dinâmica da coluna lombar, então nem sempre onde dói esta o problema!
Procure um FISIOTERAPEUTA; ele pode te ajudar!
Ricardo Brito
Fisioterapeuta Osteopata
Contato: (62) 98194-3816
4 Comentários para "Osteopatia e Lombalgias"
Muito bom o texto, exemplifica claramente as possíveis causas de dores lombares.
Parabéns ao profissional e ao estúdio alongatto.
Paulo, muito obrigada pela sua opinião! Sempre teremos novos textos e por isso, convidamos você a ler semanalmente nosso blog. Caso tenha interesse que publiquemos um texto seu, nos encaminhe no e-mail do nosso contato na página. Atenciosamente, Gracielli Manso
Muito bom seu artigo, parabéns pelas dicas!
Obrigada!!!