(Foto: Reprodução)
O que é apneia obstrutiva do sono?
A síndrome da apneia obstrutiva do sono é um distúrbio respiratório relacionado ao sono, acometendo em grande maioria homens de meia idade. A sintomatologia é baseada em roncos, sonolência excessiva diurna, cansaço e pausas durante o sono. Para um diagnóstico preciso é necessário exame de polissonografia que consiste na monitorização do sono durante a noite. Para classificação da severidade da doença são calculadas as apneias feitas durante o exame e caso sejam acompanhadas de dessaturação (diminuição da porcentagem de oxigênio combinado à hemoglobina), quanto maior o número de apneias, maior será o índice de mortalidade.
Há alguns fatores de risco para apneia obstrutiva do sono, sendo: obesidade, hipertensão arterial, doenças cardiopulmonares, acidente vascular encefálico e bebidas alcoólicas. O tratamento para apneia do sono pode ser cirúrgico, indicação de CPAP e utilização de aparelhos orais.
O CPAP dependendo da gravidade é o tratamento de escolha. Consiste em um aparelho que gera uma pressão positiva continua na via aérea, promovendo pressurização e impedindo o colabamento (fechamento) da mesma. O dispositivo CPAP vem acompanhado de uma máscara oronasal ou somente nasal, dependendo do conforto e adaptação do paciente à interface.
A apneia obstrutiva do sono é uma doença que pode gerar sequelas à saúde, devendo ser tratada. Quanto mais cedo essa doença for diagnosticada, mais eficaz será o tratamento, melhorando a qualidade de vida. Fique atendo aos sintomas e caso suspeite de apneia, procure o seu médico.
Texto escrito por:
Ft. Gean Carlos Alves Moraes – Fisioterapeuta
Ft. Letícia Firmino Rodrigues – Fisioterapeuta
Mestre Fisiologia e Farmacologia (Cardiovascular)
Coordenadora Pedagógica Faculdades Objetivo/Docente Adjunta UNIP-GO
lfrfisioterapia@gmail.com