A candidíase é uma infecção ginecológica causada pelo fungo da cândida e que causa um imenso desconforto às mulheres. Coceira, dor na região, vermelhidão e corrimento vaginal (branco e espesso) são alguns dos sintomas e, quando as crises são recorrentes, chamamos o quadro de candidíase de repetição.
A candidíase pode ser causada por uma série de fatores como estresse, baixa imunidade e desordens na flora vaginal e intestinal. Assim, a Nutrição e a Fitoterapia nos dão algumas opções para o tratamento:
Uso de Probióticos: o equilíbrio da microbiota intestinal, que é a colônia de bactérias que habita essa região do corpo, é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, influenciando no aparecimento e também no controle de uma série de doenças, incluindo as de fundo inflamatório e autoimune, como a candidíase de repetição e infecções urinárias;
Óleo de orégano: o óleo de orégano é rico em timol, um poderoso antifúngico natural que combate fungos patogênicos como o cândida;
Óleo de coco: os principais agentes do óleo de coco são o ácido cáprico, o ácido caprílico e o ácido láurico que, juntos, reagem com as enzimas liberadas pelos fungos e as convertem em um agente antimicrobiano. Tal agente destrói as paredes dos fungos maléficos sem causar dano às células saudáveis do nosso corpo, promovendo o equilíbrio da flora bacteriana.
Texto escrito por:
Paula Cristina Araújo – CRN/GO 4126
Nutricionista Clínica Funcional
Especialista em Fitoterapia e Alergia Alimentar
Contato: (62) 3933-2750 | 3293-5754
Rede Social: @paulacristinanutricao