Respiração
Para respirarmos, utilizamos de vários músculos do corpo, em especial o Diafragma. Este músculo tem grande importância na saúde do nosso corpo, pois ele está conectado com vários sistemas que são vitais para a manutenção da vida, além do sistema respiratório.
Quando inspiramos, o Diafragma se contrai de maneira concêntrica, para baixo, fazendo uma pressão negativa que faz com que entre ar “limpo” nos pulmões pelas vias aéreas. Ao expirar, o diafragma volta excentricamente ao seu estado relaxado, onde ocorre uma pressão positiva “espremendo” os pulmões e expelindo o ar “sujo”. Essa é a função básica deste músculo, porém ele trabalha muito além disso.
(Foto: Reprodução)
A Importância do Diafragma
O Diafragma é o músculo que divide o tronco em tórax e abdômen, em sua superfície superior, ele se conecta com os pulmões e o coração e em sua superfície inferior com os demais órgãos abdominais. Além disso, no Diafragma, tem aberturas, em que passam a artéria aorta descendente, a veia cava, o esôfago, com o sistema de drenagem linfática dos membros inferiores e ainda tem conexão com o sistema nervoso simpático e parassimpático.
Assim como os demais músculos, o Diafragma também possui tendão e ele tem feixes desse que se conecta aos corpos vertebrais lombares de L1 a L3 e em alguns casos até L4, ou seja tem conexão direta com a organização postural da coluna, e ainda tem conexões miofasciais que seguem para o Assoalho Pélvico e abdômen.
(Foto: Reprodução)
O Mal Funcionamento do Diafragma
Um Diafragma com funcionamento deficiente, pode causar distúrbios em todos esses sistemas em que ele se interage, desde as vísceras até o sistema músculo-esquelético. Então, um Diafragma “encurtado” poderá desenvolver um padrão respiratório apical, com respirações curtas e mais rápidas, estimulando o sistema nervoso simpático e trazendo um quadro de ansiedade ao indivíduo.
Quando o Diafragma tem essa rigidez e tensão, aumentam-se os orifícios, levando aos quadros de hérnia de hiato e refluxo gastroesofágico, além de bloqueios do sistema linfático, dificultando a drenagem os membros inferiores e facilitando edema nos mesmos.
Em relação ao sistema músculo-esquelético, um Diafragma encurtado, leva ao aumento da lordose lombar, facilitando o escorregamento das vértebras lombares para frente, podendo desencadear lesões e quadros dolorosos na região, alterando toda organização miofascial da região lombo-pélvica, provocando tensões miofasciais que levam a quadros de compressão nervosa, como a famosa ciatalgia.
Conclusão
Assim, podemos concluir que atividades físicas e tratamentos que trabalham o treino respiratórios, tais como Pilates, Yoga, LPF (Low Pressure Fitness), Hiporessivos, RPG e Fisioterapia Respiratória trazem benefícios ao corpo humano que permeiam a reabilitação, a prevenção e a alta performance. Por isso, se você nota que existe uma dificuldade respiratória em você, procure cuidar dos seus músculos respiratórios, em especial o Diafragma.
Ft. Gracielli Manso
Educadora do Curso de Formação em Pilates da Alongatto
Certificada pela PMA
Certificada em LPF Nível 3
3 Comentários para "Descubra porque treinar a respiração é tão importante para sua saúde"
Eita que é bom demais! A gente mal pesquisa e já acha a informação, ainda mais vindo daqui, eu leio até o final sem piscar!!!
Obrigada!!!
Voce ja imaginou como melhorar a respiracao pode ser benefico para a sua saude? Por ser algo automatico e termos uma vida tao corrida, muitas vezes nem reparamos nos sinais do nosso corpo indicando que e preciso desacelerar.