(Foto: Arquivo Pessoal)
O Brasil, hoje, conta com uma população de 26 milhões de pessoas acima dos 60 anos, e até 2027 serão 37 milhões segundo o IBGE. Assim, cada vez mais necessitaremos de melhorias na assistência aos idosos, principalmente no que se refere à prevenção.
Nada melhor para prevenir doenças do que a prática regular de exercícios físicos de boa qualidade. Alguns exercícios são especialmente indicados para a saúde e qualidade de vida dos idosos, dentre eles temos o Pilates, a Musculação e, recentemente o Low Pressure Fitness, conhecido como LPF.
O Pilates é composto de uma série de movimentos que contam com aparelhos desenvolvidos pós-guerra pelo alemão Joseph Pilates, cujo objetivo era trabalhar a saúde integral pautada pelo equilíbrio entre corpo e mente, através do vigor físico e respeito às Leis da Natureza, tais como: bons hábitos alimentares, sono adequado, banhos de sol e treino físico diário. Seus exercícios são indicados aos idosos, principalmente pela grande interação de estímulos cinestésicos e sensoriais, que auxiliam na melhora da postura, o que previne e trata dores na coluna, na melhora do equilíbrio, prevenindo quedas, e na destreza em realizar funções relacionadas às atividades de vida diária (AVD’s), tais como: empurrar e puxar objetos, subir e descer escadas e desviar de obstáculos ao caminhar.
A Musculação, já muito conhecida e disseminada em nosso tempo, faz o uso de aparelhos com carga, que controlam a amplitude do movimento e a quantidade de sobrecarga que será utilizada para cada grupo muscular e articulações. Seu maior benefício está na capacidade de hipertrofia e aumento de força muscular, o que auxilia na prevenção e cura da osteoporose, bem como na prevenção de quedas e lesões articulares. Outro grande benefício desta modalidade de exercício, é que o aumento da massa muscular diminui a gordura corporal, colaborando com a manutenção do metabolismo e prevenindo doenças metabólicas, como a diabetes tipo 2.
Atualmente, os idosos contam também com o LPF, uma técnica desenvolvida na Espanha e que ganhou destaque no Brasil com o nome “Ginástica Seca Barriga”. Ela é composta por exercícios posturais associados à respiração em apneia e o vácuo abdominal que normalizam o tônus dos músculos profundos do abdômem e do assoalho pélvico, o que leva a uma melhora na pressão da cavidade pélvica e abdominal. Essa diminuição de pressão melhora a contenção da parede abdominal e do assoalho pélvico, assim previne e trata transtornos, como hérnias inguinais e abdominais, diástases abdominais, incontinência urinária e fecal até grau 2. Além desses benefícios, também auxilia na diminuição da circunferência abdominal, na manutenção de uma boa postura e no alongamento corporal.
Se você perguntar a um idoso o que mais o entristece, provavelmente ele irá responder que são as dores e as dificuldades em realizar suas AVD’s sozinho, com independência e segurança. Assim, para trazermos alegria e saúde para os idosos, o ponto principal é minimizar as consequências físicas do envelhecimento. Para isso, contamos com o desenvolvimento de áreas da saúde voltadas para a prevenção, e com os veículos de informação para melhorar cada dia mais as condições de envelhecimento saudável, trazendo mais independência e qualidade para a vida dos nossos idosos.
Ft. Gracielli Manso
Fundadora do Estúdio de Pilates Alongatto
Instrutora Certificada pela PMA
Licenciada LPF 1, 2 e 3.
Artigo publicado na Revista Saúde
http://rsaude.com.br/goiania/materia/pilates-musculacao-e-lpf-receitas-para-ter-saude-disposicao-e-vitalidade-na-melhor-idade/15238
2 Comentários para "Pilates, Musculação e LPF: Receitas para ter Saúde, Disposição e Vitalidade na Melhor Idade"
Olá, obrigado pela vossa disponibilidade.
Gostei muito do seu post, vou acompanhar o seu blog/site.
Muito obrigado
Manuela Silva
Olá Manuela!Que bom que gostou! Este ano colocaremos mais posts! Muito obrigada!