Pilates: a Arte e a Ciência da Contrologia e Sua Saúde

(Foto: Reprodução)

Joseph Pilates escreveu seu primeiro livro Your Health (Sua Saúde) em 1934 e desde então, a humanidade, apesar de experimentar grandes avanços nas ciências médicas, ainda enfrenta problemas semelhantes quando o assunto é saúde. Nós, enquanto sociedade, avançamos no desenvolvimento da ciência e tecnologia, porém perdemos nossa saúde e felicidade. Neste livro, Joseph denuncia os meios de comunicação, os agentes de saúde, o governo e o excesso de trabalho como responsáveis pela condição de falta de saúde da população à época.

Segundo Joseph, “o corpo mal cuidado, resultante da negligência no passado, eventualmente cobrará com juros: os executivos terão suas fortunas para contemplar, mas sem os benefícios e prazeres oferecidos aos outros homens com saúde normal, rica e abençoada. A lição mais amarga foi aprendida – porém tardiamente!”.

Você consegue verificar alguma semelhança na condição da humanidade hoje? Passaram-se 83 anos da publicação deste livro e nunca se viu tantas pessoas doentes do corpo e da alma.

Desde aquela época existem notícias sobre o que comer e não comer, remédios que curam isso e aquilo, pílulas e fórmulas de beleza, inúmeras publicações que se contradiziam diariamente.

Todos os dias, os meios de comunicação inundam nossas vidas com informações sobre saúde, beleza, bem-estar e sucesso, principalmente com o crescimento da comunicação digital (redes sociais, etc). O desejo dos meios noticiosos é criar uma ideia geral de que tudo está funcionando bem e que estamos todos felizes, porém nunca a humanidade foi tão doente e infeliz! Segundo Joseph, “quanto menos uma pessoa falar sobre saúde, melhor para sua saúde.” Faz sentido para você?

Para ele, a natureza era a chave de se viver com saúde: “Se os seres humanos soubessem e obedecessem as simples leis da natureza, chegaríamos à saúde universal e ao Milênio da Saúde”.

Desde aquela época existem discursos que circulam nos mais diversos grupos sociais sobre quem domina a saúde: “A mente ou o corpo?”. Os estudiosos de cada área defendiam seus discursos que oscilavam entre: “o corpo domina a mente” e/ou “a mente domina o corpo” – essas posições sobre a mente e o corpo ficavam no campo das discussões teóricas e não apresentavam resultados práticos na vida das pessoas em geral, e principalmente na vida pessoal de muitos desses teóricos e Joseph propõe: “Agora é o momento de promover um comitê de personalidades influentes para investigar o triste e deplorável estado de ignorância em relação a uma das mais simples, se não a mais simples de todas as leis da natureza – equilíbrio entre corpo e mente – , e à ausência de sua aplicação prática no nosso atual programa de Educação Física e treinamento.”

Então, o que é equilíbrio entre o corpo e a mente? Segundo Joseph, “É o controle consciente de todos os movimentos musculares do corpo. É a correta utilização e aplicação dos princípios mecânicos que abrangem a estrutura do esqueleto, um completo conhecimento do mecanismo do corpo e uma compreensão total dos princípios de equilíbrio e gravidade, como nos movimentos do corpo durante a ação, no repouso e no sono”.

E assim, somos apresentados à arte e a ciência da Contrologia, como Joseph se referia ao seu Método, que atualmente é conhecido mundialmente como Pilates.

 

Texto escrito por:

Gracielli Manso,  Professor de Pilates Certificado pela PMA® (Pilates Method Alliance)

Graduada em Fisioterapia pela UEG, 2005/2.

Formação em Rehab Pilates pela Physiopilates – Polestar Education, 2005 e Hibrid Pilates pela Physiopilates – Polestar Education, 2011.

Formação em Fletcher Intensive Licensing Course, 2016 e Fletcher Advanced Intensive Course,2017.

 

Correção do texto por:

 Prof. Jorge Lima, Filósofo e Pesquisador

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *