10 Motivos para praticar Ballet Fly
- O Ballet Fly Tonifica a musculatura do corpo como um todo
Pernas desenhadas e tonificadas com movimentos da dança combinados ao alinhamento adequado! A ativação correta dos músculos em cada passo dançado melhoram a resposta muscular ao movimento.
O abdômen, os braços e o CORE, trabalham intensamente durante as acrobacias aéreas. Subir no tecido e elaborar as formas acrobáticas é um exercício e tanto. Além de fazer muito bem, o resultado do Ballet Fly no tônus muscular é visível em poucas semanas.
- Amplia a Flexibilidade e promove a liberação da musculatura e das fáscias
As acrobacias do Ballet Fly estimulam o alongamento. Os tecidos fazem pressões em pontos específicos que ajudam a liberar tensões musculares que muitas vezes são responsáveis pela falta de flexibilidade. Também promovem a liberação das fáscias. Assim, suas acrobacias ficarão cada vez mais belas e seu corpo mais flexível e saudável.
- Melhora a circulação sanguínea e a oxigenação celular
Diversos movimentos do método Ballet Fly estimulam a circulação sanguínea. As “panturrilhas” que são conhecidas como nosso segundo coração bombeiam o sangue para cima, através das elevações de tornozelo em passos ritmados da dança.
Muitas acrobacias promovem inversões, ou seja, virar de cabeça para baixo. Esta posição inverte a atuação da gravidade no nosso fluxo sanguíneo, auxiliando o organismo a distribuir o sangue e outros líquidos de forma mais equilibrada pelo corpo todo.
A boa circulação sanguínea permite que o oxigênio seja transportado para todas as células do corpo. Assim, aumenta a vida e a saúde das nossas células.
Se você tem problemas de circulação ou retenção de líquidos, essa é uma ótima atividade.
- Aprimora a consciência corporal
Estender o joelho direito e flexionar o cotovelo esquerdo enquanto você gira de cabeça para baixo pode não ser uma tarefa simples. Todas as referências espaciais se alteram nesta situação. Por isso o corpo precisa ser a referência. Então o trabalho de consciência corporal é construído aos poucos, etapa por etapa. É por isso que alunos iniciantes, sem experiência alguma conseguem aprimorar em pouco tempo a coordenação motora e a consciência corporal praticando Ballet Fly.
- Aumenta o equilíbrio
O tecido é instável mas ainda assim, ele é o ponto de apoio do praticante do Ballet Fly. Isso significa que os pés e toda a musculatura responsável pelo equilíbrio são estimulados a responder rápido. Na primeira aula, o desafio de manter-se no eixo é notável. Mas, em poucas sessões, o aluno encontra-se equilibrado e confiante para realizar desafios maiores.
Além da musculatura, o sistema vestibular é estimulado, ou seja, pessoas sem labirintite que sentem enjoo ao andar de carro ou com o balanço de um barco, por exemplo, relatam uma melhora significativa após algumas sessões. O corpo sabe.
- É bom para a sua coluna
É comum que pessoas acima 25 anos relatem que “diminuíram de tamanho” com o passar dos anos. Independente da sua idade, talvez você já tenha percebido isso. O fato é que a força da gravidade tende a diminuir o espaço entre as vértebras, comprimindo os discos da coluna. O Ballet Fly incentiva a realização de movimentos que restauram este espaço entre os ossos da coluna, aliviando a compressão nos discos. O fortalecimento do abdômen e das costas garantem que este espaço seja mantido. Por isso, após uma aula de Ballet Fly, a sensação de crescimento fica presente. Após algumas sessões, os alunos chegam a relatar que perceberam a melhora na postura.
- Estimula a criatividade
O movimento é fonte de expressão. O corpo cria sua poética na relação com os tecidos e com o grupo. Jogos de improvisação do Ballet Fly facilitam a criação, por desbloquear a criatividade com atividades simples e lúdicas. Exercícios de composição coreográfica estimulam o praticante a imaginar e fazer, antes que a mente seja capaz de bloquear o movimento com críticas destrutivas, que são os inimigos da criatividade.
Pensar fora da caixa pode ser mais divertido com Ballet Fly.
- Diminui o risco de lesões no tornozelo
A grande maioria das lesões no tornozelo acontecem quando o “pé vira para dentro”. O Ballet Fly foca na conscientização e no fortalecimento dos músculos ao redor do tornozelo, no alinhamento adequado. Tanto durante os passos de dança, como nas travas do tecido, os músculos são fortalecidos na posição correta. Além de melhorar a estética do seu movimento, outras atividades se tornam mais seguras e saudáveis com o Ballet Fly.
- Mãos e punhos fortes e saudáveis
Abrir o pote de azeitonas nunca foi tão fácil!
Subir no tecido exige muito das nossas mãos. Essa força é chamada de força de preensão e costuma se perder com a falta de uso. Mas ela é muito importante. A mão possui terminações nervosas que estimulam a atividade cerebral e por isso manter a saúde da musculatura em todas as suas funções é tão importante.
Muitas pessoas apresentam um desconforto nos punhos durante movimentos de prancha e de flexão de braços ou após algum tempo digitando mensagens no celular. Isso porque nos dois casos, um mal posicionamento diminui o espaço no túnel do carpo. Isso pode evoluir para diferentes lesões.
Exercícios do Ballet Fly incentivam a proteção da mão e dos punhos.
- É lúdico, belo e divertido
As cores do tecido, as diferentes texturas e a variedade de propostas do Ballet Fly atraem até os mais céticos. Você pode escolher se quer uma aula restaurativa, para aliviar as tensões, aumentar a flexibilidade e reestabelecer a fluidez do corpo ou se deseja uma aula que estimula a criatividade. Se quer desenhar belas acrobacias no espaço ou se quer uma aula intensa que desafia o condicionamento cardiovascular e a força. É você quem cria seu programa de aulas para nunca cair na rotina e alcançar os resultados que você deseja. Com o Ballet Fly um corpo tonificado e um abdômen forte é a consequência de uma atividade prazerosa. Porque desejamos um corpo saudável e a melhor forma é fazer isso em uma atividade que você se sinta bem.
Letícia Marchetto é sócia-fundadora do Studio Let’s Pilates (SP) e criadora do método Ballet Fly, que combina acrobacias aéreas ás técnicas de Dança. Estudou Pilates pelo método Canadense Stott Pilates e concluiu sua certificação internacional pela PMA ® – Pilates Method Alliance, organização americana que reconhece e certifica profissionais da área do Pilates. Licenciada no método Buff Bones ® Pilates para Ossos Fortes. Bacharel e Licenciada em Dança e Movimento (UAM-2007) e Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas (SENAC, 2010), é bacharelanda em Educação Física.
Contato: leticiamzarate@gmail.com