Muitas pessoas confundem Low Pressure Fitness com Técnica Hipopressiva. Apesar de algumas semelhanças entre os métodos ( algumas posturas , aspiração diafragmatica , objetivos na aplicação do método etc ) vale lembrar que tratam-se de metodologias e escolas distintas .
A técnica hipopressiva trabalha com retificações na coluna e protusão de ombros. O LPF baseia-se em posturologia e trabalha com pelve neutra.
O Hipopressivo trabalha com um grau de tensão na musculatura de alta intensidade. Estes baseiam – se em Neurodivergência. O LPF , por sua vez , baseia-se prioritariamente em cadeias miofasciais e neurodinâmica , ou seja , NÃO treinamos músculos , treinamos o sistema neuromiofascial . Suas explicações científicas para os benefícios que o LPF proporciona , como por exemplo melhora do tonus basal da musculatura estabilizadora ( transverso e oblíquos ) e consequentemente redução de medidas, são explicadas através do estímulo na fáscia muscular juntamente com o estímulo no sistema neural . Sendo assim, sabe-se que a fáscia muscular responde de uma maneira muito satisfatória a uma leve tensão . Como o foco principal do LPF é normalizar o tonus muscular , devemos atuar sobre as fibras de contração lenta (fibras vermelhas ). Sendo assim, precisamos de um estímulo de baixa intensidade e longa duração .
O LPF trabalha com liberação do plexo braquial, portanto não estimula o desenvolvimento de parestesia / formigamento nos braços e nas mãos por excesso de contração muscular.
Sendo assim , o Hipopressivo é contraindicado para hipertensos . Já o LPF, com PRECAUÇÃO, pode sim ser aplicado em hipertensos em sessões individuais e com cautela ( apneia de 3 a 5 segundos ). Temos inclusive evidências clínicas que o método LPF está sendo muito benéfico para este público.
O LPF ( salvo excessões , claro ) é um método muito acessível para diferentes públicos . Proporciona benefícios para atletas de alta performance até pessoas idosas, já que possibilita adaptações conforme as necessidades e individualidades de cada pessoa. Já a técnica hipopressiva é muito clínica e dolorida, o que faz com que muitas pessoas não se sintam confortáveis ao prática -lá. Muitos não aderem o tratamento e algumas pessoas não finalizam, o que impede que vivenciem os resultados.
Com o Low Pressure Fitness os praticantes alcançam o estado FLOW, ou seja, como o método libera fáscia muscular e atua no sistema neurovegetativo, os praticantes além dos benefícios estéticos proporcionados pela diminuição de pressão intraabdominal e melhora do tonus basal, estes sentem o corpo e mente mais leves já nas primeiras sessões .
Vale lembrar que estamos apontando algumas diferenças entre Técnica Hipopressiva e LPF a pedido de alguns profissionais que nos solicitaram. Isso NÃO quer dizer que estamos dizendo que o LPF está 100% correto e Técnica Hipopressiva é incorreta, muito pelo contrário. Dra Tamara Rial e Piti Pinsach basearam-se em técnica hipopressiva para desenvolver o LPF. Porém , em seus estudos Dra. Tamara Rial e Pinsach aprimoraram a técnica e realizaram modificações baseando-se em cadeias miofasciais e neurodinâmica .
Dra . Tamara Rial atualmente encontra-se nos EUA e continua efetuando inúmeras pesquisas para garantir o aperfeiçoamento contínuo do LPF e proporcionar sempre o melhor conteúdo para os profissionais licenciados do método.
Portanto , apesar das semelhanças entre LPF e Técnica Hipopressiva , tratam-se de metodologias e protocolos diferentes, cada uma com suas vantagens e desvantagens.
Carolina Lemes
Professora de Educação Física
Diretora Executiva do Low Pressure Fitness Brasil
3 Comentários para "Você sabe qual a diferença entre LPF e técnica Hipopressiva?"
Boa tarde , gostaria de receber artigos que fale de LPF na incontinencia urinária .
tenho aplicado em algumas clientes e a melhora dos sintomas tem sido bem positivo. quero usar no meu trabalho de conclusão de curso de fisioterapia. mas não encontro artigos para discussão.
Eu sempre treinei abdominal e tive um tanquinho sarado, mas depois que eu comecei a focar mas nos treinos e se alimentar melhor tiver resultados muito bons! Hoje em dia faço de tudo para ficar firme e focado no treino pra sempre ta melhorando meu abdomen e manter a saude em dia!
Rafael, que ótimo que você conseguiu desenvolver hábitos que possibilitam que atinja o seu objetivo! Desejamos sucesso em seus treinos e metas! Muito obrigada por ler e comentar nosso texto!